segunda-feira, 25 de junho de 2007

Caso Jean Charles. E se fosse o contrário?

A cada reportagem que assisto, que leio e que ouço, mais raiva sinto da polícia britânica. Eu os respeitava, e até admirava até aquela segunda feira, 25 de julho de 2005 quando, assistindo ao Bom Dia Brasil, vi que o "terrorista" morto pela "polícia" britânica era um eletricista mineiro, chamado Jean Charles de Menezes.
A indignação tomou conta do mundo e as autoridades fizeram pouco caso. Chegaram líderes na TV e pediram desculpas, disseram que sentiam muito e todas aquelas desculpas esfarrapadas... Mas a Scotland Yard, pra tirar o dela da reta, começou a inventar um monte de acusações falsas. Disseram que Jean tinha atitudes suspeitas. Que estava com um agasalho pesado no verão londrino, que correu da polícia, que pulou a catraca e que até havia estuprado uma mulher anos antes (!) Todas essas acusações foram desmentidas. Mas, adiantou alguma coisa?
Os policiais não foram punidos, o governo britânico está pouco se lixando para a família de Jean Charles e o governo brasileiro, adivinhem? Não está fazendo nada!!!
Mesmo que esperar uma atitude do governo brasileiro é difícil. Afinal, não conseguem sequer controlar o que acontece em solo brasileiro, como podem exigir alguma coisa do governo britânico?
Agora fica a pergunta: e se fosse o contrário? E se um inglês tivesse sido morto, por exemplo, pela polícia paulista na estação da Sé? Pela polícia carioca na estação Botafogo? O que aconteceria?
Para começar acredito que os ingleses estariam fazendo uma pressão incrível sobre o governo brasileiro. Estariam exigindo punições e indenizações. Cedendo à pressão internacional, os policiais envolvidos seriam julgados, afastados da corporação e, provavelmente, presos.
Agora, por que isso não acontece na Inglaterra? É só porque a vítima é um brasileiro?
Só espero que justiça seja feita!

Lucas C. Silva

Nenhum comentário: