quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Colegas da Ficção

Não sei se eu disse, mas passei no vestibular da UFRJ pra Comunicação Social! (Ai meus cabelos...) Estou agora um passo mais próximo de me tornar um jornalista. E, desde o momento que recebi a notícia que eu tinha passado, comecei a tentar a lembrar todos os jornalistas da ficção que eu conheço. Aqui vai uma lista de alguns desses meus colegas de trabalho da ficção.

1 - Tintin
Meu jornalista da ficção preferido! Assisto seus desenhos desde pequeno, quando ainda passava na TV Cultura e meu papel de parede era dele. Esse repórter foi criado em 1929 pelo desenhista belga Hergé. É o repórter que eu gostaria de ser. Corajoso, curioso, com espírito aventureiro e com uma personalidade pespicaz, nobre e audaciosa. Investiga os casos até o fim, sempre procurando a verdade. Já viajou os quatro cantos do mundo e já foi até pra Lua, sempre acompanhado de seu cachorro Milou (Milu em português), do Capitão Haddock e outros amigos.


2 - Borat Sagdyev
O segundo melhor repórter do Cazaquistão é filho de Asimbala Sagdiyev e Boltok, o Estuprador. Gosta de jogar pingue pongue, discoteca, de você e de sexo (NICE!). Criado pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen inicialmente para o programa Da Ali G Show (que pode ser visto no canal Sony todas as terças, a partir das 22:30), Borat alcançou a fama mundial ano passado, ao viajar para os "US and A" para investigar o modo de vida ianque. Com seu jeito preconceituoso, anti-semita, machista e um tanto inocente, Borat consegue arrancar dos ianques no filme algumas revelações um tanto politicamente incorretas. Não que ele seja uma pessoa ruim. Só que foi criado numa cultura totalmente diferente da nossa, o que explica sua personalidade um tanto estranha pra nós.

3 - Kent Brockman
O apresentador do Jornal do Canal 6, Meus Dois Centavos, De Olho em Springfield e Smartline, é um daqueles repórteres que não dariam certo na TV na vida real, mas em Os Simpsons caiu como uma luva. Por que? Bem, ele é crítico, sensacionalista, costuma fazer comentários pessoais sobre as matérias, falar palvrões e xingar a produção do programa no ar. Já foi correspondente de guerra no Vietnã, Iraque e Afeganistão. Kent ganhou 130 milhões na loteria, mas fez pouca diferença, afinal, seu contrato lhe rende 500.000 dólares por ano (será que consigo um assim?).

4 - Clark Kent
O Super herói mais mal disfarçado da história é um jornalista. Ah, vem falar que um óculos e uma franjinha são capazes de disfarçar alguém. Clark Kent, quando não está voltando no tempo, lutando contra Lex Luthor, naTorre da Liga da Justiça e tal, é um pacato repórter do Planeta Diário, acima de qualquer suspeita. Entre a redação do jornal e um mundo em perigo, o homem de aço ainda encontra tempo pra namorar a Lois Lane. Clark caiu na Terra, após seus pais biológicos terem salvo o bebê da explosão do planeta Kripton. Ele caiu na cidadezinha de Smallville, onde foi adotado por um casal de fazendeiros. Aí o resto é história. A série de TV Smallville mostra sua adolescência e inúmeros desenhos, filmes e quadrinhos mostram sua luta contra o mal.


5 - Trevor Collins
Não o reconhece? Bem, se você assistir ao seriado Um Maluco no Pedaço (ou The Fresh Prince of Bel Air, se preferir) saberá de quem estou falando. Trevor Collins é um repórter convencido e conquistador. Ele entra na história quando Will Smith quer reclamar para o editor do jornal apresentado por Collins por causa de uma matéria preconceituosa. Hillary Banks, prima de Will, o conhece e o casal se apaixona. A história de amor tem um fim trágico. Trevor vai pedir Hillary em casamento pulando de bungee jumping, quando o elástico arrebenta. O comentário de Will resume bem a cena.
"Não entendo muito de bungee jumping, mas acho que ele não precisava se esborrachar no chão daquele jeito!"

Existem vários outros repórteres fictícios por aí, mas confesso que não os conheço, ou conheço muito pouco, como Questão (da Liga da Justiça) e J. Jonah Jameson (chefe de Peter Parker, o Homem Aranha). Se houver mais, por favor, comente aqui e desculpe a injustiça cometida.

E como prometido no último post, as respostas da charada visual.
A foto número 1 é de Canoas, como quase todos disseram.
A foto número 2 é de um pescoço de peru (como quase todos disseram também) e a moela do mesmo, como o Ipsis disse.

Bem, gente, é isso! Valeu pela paciência de ter lido isso e voltem sempre.

Saudações atleticanas e centenárias!

Lucas C. Silva

10 comentários:

Aylok disse...

Nossa, Tintin é com certeza meu preferido! Passei minha infância inteira assistindo Tintin!

Tão bom que ganha até do Borat hauhauhauh

Anônimo disse...

caraca muito legal! :D
poxa até conheço tin tin mas não é da minha época, sou pirralha
sahuishduishuiasdhui
bjão! e valew pelo coment ;)

Guilherme SanPer disse...

haha legal
adoro esses personaganes
mto bom seu blog

c kiser pasa nu meu
http://losfanfaroes.blogspot.com

BLOGDOED disse...

O Borat é o melhor.

O cara é hilário!!!!

Um dos gênios contemporâneos

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Gostava muito do Tintin. E parabens e sucesso na nova jornada estudantil!

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Gostava muito do Tintin. E parabens e sucesso na nova jornada estudantil!

Fernanda Ferrão disse...

tintin na cultura!
SEREMOS jornalistas...mas antes quero fazer letras ;)


saudaçÕes SEMPRE tricolores!

Euzer Lopes disse...

Tantas estórias que viram histórias.
Tantas aventuras que viram sagas.
Tantos sonhos que viram realidade.
E tanta realidade que se conquista.
Comece a escrever a sua história.
E faça da sua história, sua melhor reportagem.
Felicidades, futuro senhor careca!

Henrique Monteiro disse...

http://blogueirosquesabemcomentar.blogspot.com/
Selo para você.

M. disse...

Tintin é o meu preferido! Mas considerando que fora ele só assisti o Super-Homem, é fácil entender hehe

beijos e parabéns pela aprovação!