quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Adeus ano velho

Eu queria escrever um texto bonito sobre 2009. Queria fazer algo lírico, que tocasse o leitor e transmitisse tudo o que o melhor ano da minha vida significou pra mim mas, sabe-se lá por que, não está saindo nada de bom... Então vou tentar falar o que eu puder aqui. Espero que gostem, ou ao menos compreendam.
Esse foi o melhor ano da minha vida, onde (quase) tudo que eu queria que acontecesse, aconteceu. Realizei muitos dos meus sonhos, até aqueles meus mais secretos e irreveláveis. Voei de avião, viajei muito, andei de bicicleta, desenhei, escrevi, tirei muita fotografia e vi a lua cheia nascer na Lagoa da Pampulha ao lado de uma garota incrível.
Conheci meu cantor favorito, isto é, conheci primeiro suas músicas, depois o conheci ao vivo. O Vander Lee simplesmente escreveu a trilha sonora do meu ano. Ouvi suas músicas no Rio, ouvi suas músicas em Minas, ouvi suas músicas em Fortaleza. Ouvi suas músicas nos momentos mais felizes e mais tristes do ano. Mas nem só de Vander Lee viveu meu 2009 musical. Paula Fernandes, Pato Fu, Mariana Nunes, Milton Nascimento, Lighthouse Family, rock dos anos 80, César Menotti e Fabiano e até Tomate também deram as graças nesse ano que está acabando. Para completar a salada musical, não podia deixar de entrar aqui o cara que mais tenho ouvido nos últimos meses, um certo cantor uruguaio, vencedor do Oscar, Jorge Drexler... Uma espécie de Vander Lee cisplatino.
Ai, 2009, ano dos amores impossíveis... ainda lembro que, enquanto os fogos queimavam no céu de Copacabana, eu queria estar com aquela linda menina comigo. A maior das distâncias me separou desse amor impossível: um namorado. Passou o tempo, me apaixonei novamente. Com ela, uma pontinha de esperança surgiu no meu peito... Esperança essa que se amargou novamente, me fazendo desistir do amor. E assim, sem querer nada, vindo do lugar mais provável e improvável ao mesmo tempo, surgiu a melhor experiência da minha vida. Não quero me expor muito, só digo que ver a lua cheia nascendo na Lagoa da Pampulha ao lado de quem você ama, é melhor do que se pode sonhar... Mas como tudo que é bom dura pouco, ou melhor, está longe, cá estou sozinho novamente, mas com esperanças de um futuro melhor...
2009 foi o ano das viagens... Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza... várias as cidades por onde passei/visitei neste ano. Descobri nas praias do Ceará que o mar é algo maravilhoso e que existe paraíso fora de Minas Gerais. Ai, Ceará... que saudade daí, de acordar as 5:30 da manhã com um sol já brilhante e um dia já claro, de passear de buggy pelas dunas ou fazer esquibunda, e especialmente de saber que estou a 2000km da faculdade, dos professores e do estágio...
É, esse foi um ano complicado na questão de estudos. Amo a ECO, amo a UFRJ, mas por vezes eu quis fazer como aquele cara do Doutor Fantástico e cair com uma bomba sobre a faculdade... Tenta ter as matérias que eu tive pra você ver do que eu tô falando.
Como eu disse, 2009 foi o melhor ano da minha vida. Acertei em muitas coisas, errei em tantas outras, fiz muita besteira e muita coisa certa. Brinquei e briguei, ri e chorei, rezei e xinguei... Fiz quase tudo que eu queria. Acho que se faltou alguma coisa nesse ano, foi uma carteira de habilitação.
Mas tá, tudo bem, 2010 já está aí e vejo um grande caminho pela frente. 2009, obrigado por tudo! Você vai ficar pra sempre guardado na minha lembrança. Vou fechar o ano com a música que mais me marcou... como não consegui escolher uma, vou colocar na verdade as duas que me marcaram.





Até 2010, leitores!

Lucas C. Silva

Um comentário:

Raysner d' Paula disse...

preciso anotar esta: LUA/ LAGOA DA PAMPULHA/ PESSOA QUE SE GOSTA! Ok. Vou experimentar!

Um melhor 2010, Lucas!