terça-feira, 14 de junho de 2011

Havia um vulcão no meio do caminho...

Passagens aéreas compradas. Hospedagem e transporte desde o aeroporto combinados. Roupas escolhidas, dinheiro trocado na casa de câmbio, malas já separadas. Até um corte de cabelo providencial e um cartão de memória maior para caber as músicas e os Nerdcasts no celular naquela que deve ser minha primeira viagem internacional... De repente, um vulcão.

É notícia nos jornais, é noticia nos sites, é comentado nas redes sociais. Depois de 51 anos adormecido, o Vulcão Puyehue decide acordar a menos de duas semanas para minha viagem ao Chile, dando um nó no espaço aéreo da América do Sul (e agora da Austrália e Nova Zelândia)! Aeroportos do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile fechados, gente dormindo no aeroporto, todo aquele inferno que os europeus enfrentaram recentemente quando o vulcão islandês decidiu acordar, os sul-americanos estão experimentando nos últimos 10 dias.
Como eu estou nisso tudo? Apreensivo e com raiva. Pô, primeira viagem internacional, querendo reencontrar uma grande amiga que eu não vejo desde o carnaval, querendo conhecer a neve, o Oceano Pacífico e viajar de avião por aí, de repente aparece uma merda dum vulcão pra estragar tudo? Sério, que que eu (e metade dos viajantes internacionais da América do Sul) fiz(emos) pra merecer uma coisa dessas?!
Sabe o que mais me irrita nessa história? É que hoje, os voos para Buenos Aires foram cancelados, mas pelo que li nos portais de notícias, o aeroporto de Santiago não está sofrendo interferência. Até porque o Puyehue está lá no sul do Chile e a nuvem de cinzas foi desviada a centenas de quilômetros da capital chilena. Santiago está livre, mas Buenos Aires não. E o que isso significa?
A Gol não faz voos diretos do Brasil para Santiago. Faziam até algum tempo atrás e estão querendo refazer, mas hoje não fazem mais essa rota. Se você quiser ir até Santiago, por exemplo, do Rio de Janeiro, ou Belo Horizonte, terá de fazer conexões em São Paulo e Buenos Aires. Como eu disse acima, parece que os voos direto para Santiago estão normalizados, mas para Buenos Aires não. Quer dizer, então, que por causa dessa conexão (que eu NÃO QUERIA fazer) posso perder minha viagem pro Chile? É isso mesmo?
Sério, eu não faço a menor questão de ir para a Argentina. Não agora! Meu primeiro e único objetivo é Santiago. Se eu pudesse escolher, voaria direto para lá. Se não tem jeito, topo fazer uma conexão em La Paz, Lima ou qualquer outra capital ao norte. Só não quero é perder uma viagem que estou esperando ansiosamente há quase dois meses por causa de um maldito vulcão e de uma droga de conexão que eu não faço a menor questão de fazer!

Enviei um e-mail para a Gol perguntando isso. Se, por causa de uma conexão, eles podem cancelar o voo. Assim que responderem, faço um update nessa postagem...

UPDATE: A Gol não respondeu o e-mail, mas o sistema de atendimento deles via telefone é eficientíssimo e confirmaram que, caso o Aeroporto de Buenos Aires esteja fechado,o voo para Santiago estará cancelado. É isso aí, o negócio vai ser torcer!

Lucas C. Silva