quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Livro: Astronauta Magnetar

Sou nerd. Um nerd muito mais voltado para o campo científico e filmes (especialmente Star Wars) do que para outras áreas, como quadrinhos e RPG. "Falha" que eu decidi corrigir em 2012, quando prometi a mim mesmo que começaria a ler quadrinhos. Mas, por onde começar?

Não curto muito HQs de super-heróis. Os fãs que me perdoem, mas acho muito galhofa esse negócio de ser mordido por bicho radioativo, pedra que enfraquece, alienígenas superpoderosos e tal. Acabei comprando outras HQs de temas diferentes, como a Valente, do Vitor Cafaggi; Jambocks, de Celso Menezes e Felipe Massafera e Galo em Estilo Mangá, de Rafael Sanches. Obras bem legais e que fazem mais o meu estilo que Homem Aranha, Lanterna Verde e afins.

Foto: Reprodução/ Universo HQ
Ontem, ouvindo o mais recente Matando Robôs Gigantes sobre quadrinhos, ouvi ótimas recomendações sobre a nova graphic novel da Graphic MSP, Astronauta Magnetar. O quadrinista Danilo Beyruth pegou o personagem clássico do Maurício de Sousa e deu uma repaginada, contando uma história cativante e com gosto de quero mais.

Resumindo: O Astronauta parte em uma missão para investigar um magnetar. Ao pousar em um dos asteróides que orbita a estrela, um acidente acontece e Astronauta se torna um náufrago em uma nave bastante avariada, com pouca energia, água e totalmente sozinho. A graça da história está nas reflexões, "viagens" e lembranças de um Astronauta solitário. As lições de seu avô, a lembrança de Ritinha (pelo que entendi, o grande amor não resolvido do Astronauta), os questionamentos sobre o que é importante na vida, tudo isso, aliado aos traços espetaculares do Danilo, fazem dessa história espetacular. Devorei as 74 páginas da história no ônibus enquanto vinha do shopping para casa. Mal deu pra sentir a história passar e ficou um grande desejo de quero mais!

O Astronauta se aproximando do cinturão de asteroides
(Foto: Reprodução/ Melhores do Mundo)

Foto: Reprodução
Melhores do Mundo
Não sei se o Sidney Gusman (editor da história), Danilo Beyruth ou mesmo o Maurício de Sousa vão ler isso (muito provavelmente não), mas fica aqui o apelo de um nerd, fã de ficção científica e que quer se tornar leitor de quadrinhos: não parem por aqui! Façam mais e mais histórias do Astronauta! Tragam o gênero de Ficção Científica de vez para a literatura brasileira!

E quem puder, LEIA Astronauta Magnetar. Como toda ficção científica que se preza, a ciência é apenas um pano de fundo para uma história profunda e bem legal! E está custando 20 reais, baratinho, vai?

Mudando de assunto: E o Star Wars 7, hein?

Aproveitando que estamos no espaço, gostaria de usar a postagem pra comentar uma notícia que eu li ontem e que me deixou chocado até agora: Disney compra Lucasfilm e anuncia Star Wars 7, 8 e 9.

Não tenho nada contra a Disney. Os caras fizeram grandes filmes, tipo O Rei Leão, Branca de Neve e Jamaica Abaixo de Zero... Mas, sei lá... estou com um bocado de receio desses filmes novos de Star Wars. Como eu falei aqui, depois que foi comprada pela Disney, a Pixar já não tem mais a magia de antes (Valente, Carros 1 e 2, e os anúncios de diversas continuações que o digam). Agora estão falando em continuar Star Wars! O que vão abordar? A trilogia de livros que muitos fãs consideram os episódios 7, 8 e 9? Do jeito que Hollywood está totalmente sem criatividade e mais da metade dos lançamentos são continuação, adaptação de quadrinhos e livros e remakes, não vou me surpreender se fizerem isso. Mas quem vai interpretar o Luke? a Leia? o Han?

Se a nova trilogia abordasse a Velha República, seria mais legal... apesar de ainda temer o que vem por aí.

Seja lá o que venha, certamente estarei no cinema na estreia! Vi Star Wars Ep. 2 no cinema, vejo qualquer Star Wars!

2 comentários:

Sidney Gusman disse...

Tanto li, que cá estou!

Obrigado pelas palavras.

Abraço

Amanto Moura disse...

Que massa!!! Não sabia desse lançamento, vou procurar por aqui, também não vejo graça em super herois achei que fosse o único kkkkkkk.