terça-feira, 23 de outubro de 2012

Só um lembrete: Futebol é festa.

Quem me conhece, acompanha nas redes sociais ou mesmo lê esse blog, sabe: sou torcedor do Clube Atlético Mineiro. Há anos, falo que não vou mais assistir a jogos de futebol, mas não consigo. É mais forte do que eu. Ouço alguns acordes do hino atleticano, vejo uma pessoa na rua com a camisa do Atlético, zapeio na televisão e vejo qualquer camisa listrada em preto e branco, paro pra ver o que está acontecendo. Sou, pleonasticamente falando, um torcedor fanático.

Geralmente, sou pacato, fico na minha. Mas em hora de jogo eu me transformo. Grito, xingo, esperneio, falo merda, leio merda, discuto pra caralho em redes sociais. Na minha visão de torcedor, o adversário deve ser dizimado DENTRO DAS QUATRO LINHAS. Mas temos que enfrentar, além do adversário, os árbitros tendenciosos, o STJD, a Rede Globo e a CBF, sempre favorável aos paulistas e cariocas (na minha visão de torcedor, para deixar bem claro).


Já discuti muito sobre futebol. Já briguei por causa disso. Mas briga nas palavras. Agressão física, por causa de futebol é inaceitável para mim. Brigas de torcidas organizadas é um absurdo sem tamanho. Repetindo, já discuti por causa do jogo, troquei ofensas, mas nunca, NUNCA deixei de falar com alguém por causa do esporte. Especialmente, grandes amigos meus.

Aí que entra o assunto que eu queria tratar nessa postagem. Moro no Rio de Janeiro há nove anos. Praticamente todos os amigos que eu tenho hoje são moradores/nascidos no Rio de Janeiro. Muitos deles gostam de futebol. Tenho amigos botafoguenses, vascaínos, flamenguistas e tricolores. Vou falar desses últimos hoje. Pode não parecer pelo meu Twitter e meu Facebook, mas eu tenho o maior respeito pelo Fluminense. Os dois jogos que assisti em estádios cariocas foram Atlético x Fluminense. Saí do estadio, especialmente na primeira vez, encantado com a torcida tricolor. Em uma mídia que só se fala de Flamengo, fiquei surpreso pela festa que a torcida tricolor fez ainda no Maracanã. Após o jogo, vi as torcidas do Atlético e do Fluminense saindo no mesmo portão. Os cariocas felizes com a vitória. Os atleticanos, calados, na deles. Uma ou outra zoação, mas sem qualquer tipo de violência. Como o futebol deve ser.

Com isso estou falando que toda torcida tricolor é "civilizada"? Não. Da mesma forma que nem todos os atleticanos, cruzeirenses, gremistas, são paulinos, fortalezenses(?) são. Mas fiquei surpreso. Outro motivo para minha admiração pela torcida tricolor vem do fato de muitos dos cariocas mais legais que eu conheço serem torcedores do time. Pessoas da faculdade, antiga escola, curso de inglês e por aí vai. Sempre tive grande admiração por eles, grande amizade e carinho. Fui até apaixonado por uma ou duas tricolores que eu conheci. Não deu certo, mas isso é assunto pra outro texto.

Aí que surge o Campeonato Brasileiro de 2012. Atlético e Fluminense disputando o título. E começam a surgir os problemas. Como eu falei lá em cima, na hora do jogo eu me transformo, falo merda, zoo, grito, xingo, só não chamo os adversários de santos. Mas isso não significa que eu odeie o Fluminense, sua torcida! Muito pelo contrário. Estou ali extravasando, xingando o Fluminense da mesma forma que eu sempre xinguei o Vasco, o Flamengo, o Botafogo, o Palmeiras, o Peñarol, obviamente o Cruzeiro ou qualquer outro time que tenha entrado em campo contra o Galão da Massa. A minha ação sempre foi a mesma. A reação de alguns tricolores está sendo diferente da de outros torcedores. Diferente e decepcionante.

Vascaíno, Flamenguista, Botafoguense, Cruzeirense, até torcedor do Universidad de Chile, sempre que leu alguma zoação minha sobre o time deles, ou zoou de volta, ou respondeu sério, mas ali, na postagem, na hora. Nenhum deles veio falar em "fim de amizade". Nenhum deles me excluiu do Facebook. Nenhum deles me falou que "ainda bem" que eu não poderia ir à casa deles. Coisa diferente do que estou vendo com alguns torcedores do Fluminense. O pior, com GRANDES AMIGOS MEUS que torcem pelo time. Se fosse um zé mané que eu mal conheço, tô pouco me lixando. Vai embora e paciência. Agora, amigo meu (sem aspa, porque um desses AMIGOS disse que eu era um "amigo" entre aspas dele) parar de falar comigo por causa de futebol? Pelo amor de Deus, gente! Vamos acordar! Vamos deixar de criancice e honrar a barba que carrega no rosto!

Um cara disse que o futebol é a coisa mais importante entre as coisas sem importância. Concordo plenamente! Por mais que eu fique puto quando o Atlético perde e o povo vem me zoar, em hora alguma eu cogito deixar de falar com eles. ZOAÇÃO É PARTE DO FUTEBOL! PROVOCAÇÃO É PARTE DO FUTEBOL! XINGAMENTO É PARTE DO FUTEBOL! (Deixando bem claro que o xingamento contra o time, o árbitro, técnico, jogador é parte do futebol. Ofensas pessoais é tão condenável quanto essa reação exagerada dos tricolores citados acima) Da mesma forma que eu quero que o adversário do Atlético seja dizimado em campo (com muitos gols e jogadas bonitas, que fique bem claro), a zoação, provocação e xingamento pra mim fica ali nas quatro linhas. Mesmo quando feitos fora da hora do jogo ou fora do estádio, é parte da brincadeira! Então, vamos levar as coisas um pouco menos a sério!

Se eu, ou qualquer um, está xingando o seu time, xinga de volta! Se alguém zoa seu time, zoa de volta! Lembra que o time do cara está há 40 anos sem ganhar um título brasileiro! Lembra que o maior adversário acabou de aplicar uma goleada de 6 a 1! Chama o cara de chorão! Só não tome essas ofensas e zoações como algo pessoal! Não, não existe "nós". Você e seu time não são "nós". Você é você, seu time é seu time! Eu xingo seu time, eu tenho raiva do seu time, mas não te xingo! Não tenho raiva de você! Então, mais uma vez, leva as coisas menos a sério, menos a nível pessoal!

As portas daqui de casa estão abertas, independentemente do time que você torce. O meu Facebook está aberto para você, independentemente do seu time. Só que, independentemente do seu time, eu vou zoar alguma hora ou outra. Vou criticar. Da mesma forma que vou aceitar suas zoações e provocações!

Só não vai mudar a admiração e o respeito que eu tenho por você. Independentemente do time que você torce.

VOCÊ QUE NÃO GOSTA DE FUTEBOL, PULE DIRETAMENTE PRA CÁ

Aproveitando que tô chutando o pau da barraca e tacando merda no ventilador, deixa eu dar mais um recado aqui. Agora pra quem não gosta de futebol por causa dessas brigas. Filho, da mesma forma que há briga por causa de futebol, há muitas amizades surgindo por causa do esporte. Há casamentos surgindo nas arquibancadas. Tem gente que trabalha, tira o sustento da família honestamente, que faz a vida por causa do futebol. ENTÃO NÃO ME VENHA COM ESSE ARGUMENTO FURADO DE QUE "FUTEBOL SÓ TRAZ PROBLEMAS" PORQUE NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! Jogar a culpa dos problemas no futebol é tão coerente quanto jogar a culpa dos atentados de 11 de Setembro na invenção do avião.

Por falar nisso, hoje completa 106 anos que Santos Dumont realizou o primeiro voo testemunhado, documentado e REAL da história! Santos Dumont que era mineiro, como o Atlético, e sócio número 11 do Fluminense.

Saudações atleticanas

Nenhum comentário: