sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Foto e Sua História 5

Poesia em Forma de Lugar

Data: 8 de agosto de 2011
Local: Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte (MG)
História: "Tudo começou na Pampulha. Sem a Pampulha não teria havido Brasília".

Fica aqui a homenagem ao Oscar Niemeyer, que morreu nessa semana. Essa foto, da Igrejinha da Pampulha, se não for a que eu mais gostei entre as que fiz, está entre as três melhores.

Tirei essa foto em agosto de 2011, numa viagem que fiz a Belo Horizonte para buscar uma amiga que voltava do exterior. No dia seguinte à volta dela, fui passear pela Lagoa da Pampulha a pé, queria conhecer a Casa do Baile.

Na volta para a casa dela, vi a Igrejinha do outro lado do braço da Lagoa, e uma árvore (acho que um ipê-amarelo) bem pertinho de mim. Vi isso e pensei "cara, acho que vai dar uma foto bem legal!". O resultado foi esse.

Ao redor da Lagoa da Pampulha, há diversas construções de Oscar Niemeyer. O antigo Cassino da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e a Igrejinha da Pampulha. Quando assumiu a prefeitura de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek trouxe uma grande transformação urbanística para a cidade, e decidiu construir um complexo arquitetônico ao redor da lagoa. A Igrejinha foi inaugurada em 1943, mas só foi consagrada muitos anos depois, por ter sido projetada por um comunista. Um comunista que faleceu nessa semana, aos 104 anos.

@OLucasConrado

Nenhum comentário: