quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aeroporto

McDonald's? Faça-me o favor! Nós temos um aeroporto! Quem precisa de McDonald's?! (Foto: Christyam de Lima)
Quem me conhece - ou ao menos se deu ao trabalho de ler minha biografia, ali no canto direito do site - sabe que nasci em Divinópolis, interior de Minas Gerais. Ser do interior e morar nas duas maiores cidades do Brasil - São Paulo e Rio de Janeiro - gera algumas situações, que vão de engraçadas a irritantes, de acordo com o seu humor na hora.

Na cabeça de muita gente, Divinópolis é uma daquelas cidadezinhas típicas do interior, com uma pracinha, uma igreja, meia dúzia de casinhas. Cavalos e vacas pastam pelas ruas de Divinópolis, enquanto galinhas ciscam e cabritos fazem o que cabritos fazem. Não, amigos, Divinópolis não é assim há algumas décadas. A cidade tem 200 mil habitantes, shoppings, cinemas, prédios, trânsito, grandes indústrias e até engarrafamento. Aliás, falar sobre o que a cidade tem é um capítulo a parte.

Sempre que falo que sou de Divinópolis, as pessoas me perguntam se a cidade tem coisas que ela não tem, ou não tinha até poucos anos atrás. Por exemplo:

- Lucas, Divinópolis tem shopping?

- Divinópolis tem McDonald's?

- Divinópolis tem cinema?

Engraçado, elas sempre me perguntavam essas coisas, tinham dúvidas que me levavam da perplexidade ao riso. Mas nunca, meus amigos, nunca alguém me perguntou se Divinópolis tinha aeroporto. 

E eu vos digo com o peito estufado, com a cabeça erguida e um orgulho besta aqui dentro do peito: sim, Divinópolis tem aeroporto! Tal qual Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Londres, Moscou, Cairo e Tóquio, Divinópolis tem um aeroporto! Claro que não é nenhum Charles DeGaulle, Ezeiza ou JFK, mas a cidade tem o seu aeroporto! Aeroporto, inclusive, que chegou a Divinópolis muitas décadas antes do shopping, das Lojas Americanas ou do Subway (sim, tal qual Chicago, Paris ou Santiago do Chile, Divinópolis tem um Subway). Chegou mesmo antes do McDonald's que ainda não existe lá! (pelo menos não em agosto de 2014, quando esse texto foi escrito).

Aí você vai falar em tom de deboche "ah, mas é um aeroclube. Só teco-teco pousa por lá!". Vou ser sincero, não sei como é hoje em dia, mas até alguns anos atrás, o aeroporto de Divinópolis recebia voos comerciais. E tal qual os aeroportos de Frankfurt, Madrid, Roma, Los Angeles, Lima ou Lisboa, o aeroporto de Divinópolis recebia voos vindos de São Paulo!

Eu já fiz essa viagem, inclusive. Em 1996 ou 1997, decolei de Congonhas num Embraer Brasília rumo a Divinópolis. Voo curto, gostoso, confortável e comandado por uma mulher. Em tempos pré 11 de setembro, a gente podia visitar a cabine em pleno voo. E eu e meu irmão nos surpreendemos ao ver uma mulher pilotar o avião que nos levou a São Paulo...

Mas hein? Onde eu estava mesmo? Ah é! Quando me perguntarem de novo se Divinópolis tem McDonald's, vou falar que não. Mas tem aeroporto. Tal qual Londres, Paris e Nova York. E que recebe voos de São Paulo, tipo Madrid, Tóquio ou Santiago.

Atualização de 22 de outubro de 2014
Atualmente, não há mesmo voos comerciais para a cidade. Mas, aparentemente, a partir de dezembro, a Azul fará voos entre Campinas e Divinópolis. Aguardemos!

@OLucasConrado

Nenhum comentário: