sábado, 27 de junho de 2015

Religião, futebol e... aviação.

Fui batizado na Igreja Católica, frequentei Escola Adventista e tive um certo contato com a Igreja Batista. Apesar de ter uma base religiosa na minha formação, não me considero um cara religioso. Não chego a ser ateu, mas não acho que o Universo tenha sido criado em sete dias, que o ser humano tenha vindo do barro ou que uma cobra tenha convencido uma mulher a comer do fruto proibido. Apesar disso, respeito a fé alheia e, se tem uma coisa que me incomoda um tanto é criticarem a fé alheia.
Acabei de ler no Twitter o Izzy Nobre criticar as religiões. Ele disse o seguinte:


Caro Izzy... apesar de eu não ter nenhuma religião e ter uma lista enorme de críticas a alguns religiosos, o problema não é a religião. É as pessoas distorcerem os ensinamentos religiosos para tirarem proveito ou justificar ataques a quem pensa diferente.

A religião por si só é algo neutro, nem bom, nem mau. Muitas pessoas, usam as religiões para encontrar um caminho, como um porto seguro, uma esperança em um futuro melhor. Líderes religiosos honestos surgem como conselheiros, orientadores, pessoas dispostas a fazer um bem não só pros seguidores, mas também para a sociedade como um todo.

O problema é que as religiões estão repletas de gente malucos, assassinos e aproveitadores, que distorcem os ensinamentos para tirarem proveito. Extremistas não aceitam quem pensa diferente e partem para a violência. Charlatões se aproveitam da inocência e do desespero das pessoas pra roubarem dinheiro. Intolerantes usam interpretações bíblicas para defender os maiores absurdos. Como eu falei lá em cima, o problema não é a religião em si. É o uso que fazem dela.

É tipo a crítica que fazem ao futebol. "Ah, o futebol promove a violência. As pessoas se matam por causa de 22 caras correndo atrás de uma bola". Sim, tem gente que se mata por isso. Mas, em todos os campos da sociedade, sempre tem esses desregulados que usam qualquer pretexto para matar outras pessoas. 

O mesmo futebol "horroroso", que promove brigas e morte, é aquele que aproxima pessoas, promove amizades, namoros, casamentos. Saí com duas garotas recentemente (não ao mesmo tempo, que fique bem claro), por causa do Atlético. Fiz vários amigos em diversos pontos do Brasil por terem o mesmo time que eu. E mesmo torcedores do Cruzeiro e de outros times. Nos falamos, brincamos, zoamos. Mas continuamos amigos.

Enfim, voltando ao tweet do Izzy. "Religião está, consistentemente, há MI LÊ NIOS, nos fodendo, criando inimizades, alimentando terrorismo, impedindo o progresso humano"

Há um século, aviões são utilizados em guerras. Aeronaves bombardeiam trincheiras, cavernas e cidades. Caças já derrubaram inúmeros aviões militares e civis. Em 2001, alguns Boeings 757 e 767 foram arremessados contra prédios, matando sei lá quantas mil pessoas. Aviação é uma coisa ruim?

Ao mesmo tempo que aviões são usados para causar destruição, eles encurtam o mundo. Nos levam do Brasil pro... Canadá (aí, Izzy!). Transportam cargas, mantimentos, remédios e até órgãos para transplantes. A aviação tem seu lado positivo.

Nenhum comentário: